Blog do CLE Missionários da Luz (o primeiro Clube do Livro Espírita de Olinda- PE), que tem como objetivo reunir os atuais associados, conquistar novos amigos e divulgar a Doutrina Espírita, praticando um dos belos conselhos do Espírito Emmanuel: "A maior caridade que praticamos, em relação à Doutrina Espírita, é a sua própria divulgação."Sejam todos bem vindos ao nosso Blog!Conheça,divulgue, compartilhe conosco este espaço que é de todos nós!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Preconceito: Uma Porta Fechada




Vivemos em uma época onde o preconceito por si só já é algo considerado ultrapassado e pouco inteligente, por isso o homem descobriu formas “inteligentes” ou subreptíceas de ser preconceituoso. 
Quantas vezes nos deparamos com ideias preconceituosas à respeito das mais diversas coisas, sem que nos apercebamos disso? O preconceito vem revestido, na maioria das vezes, com os bordados da lógica, do humor, da religião, ou mesmo, da ciência. Esse tipo de preconceito, mais sutil, passa desapercebido, levando-nos até à concordância dos valores apregoados. 

O preconceito racial, por exemplo, vem hoje sob as vestes da condição social e do medo da violência. A questão da cor, então, não fica mais tão evidente. O mesmo pode-se dizer sobre o preconceito sexual que, atualmente, com todos os debates a respeito da homofobia e da união estável entre homoafetivos, ficou ainda mais em evidência devido à movimentação de setores religiosos que, através de discursos “lógicos” e, em tese, baseados na interpretação que fazem da Bíblia, defendem a manutenção do que denominam “direito de não aceitarem que homossexuais trabalhem em suas casas”, o que pode ser entendido como o “direito de continuarem a serem preconceituosos”.

O preconceito é como um polvo que estende suas guelras para todos os lados. E engana-se aquele que pensa que o preconceito atinge somente as chamadas “minorias”. Sofre-se preconceito pelo mais variado tipo de coisas, por ser gordo, pobre, negro, branco, homossexual ou heterossexual, evangélico, católico, judeu, espírita ou umbandista, funkeiro ou sambista, tudo depende do ambiente em que a pessoa esteja. 

Muitas vezes, o preconceito deriva não da questão em si, mas das ideias que estão associadas a ela. Esse é o caso, por exemplo, do congo. Cultura originada nas antigas rodas que os escravos faziam na senzala como forma de descontração em meio a tantos sofrimentos, utilizando-se de instrumentos de percussão, este estilo musical ficou associado às religiões de origem africana, e sofre o preconceito daqueles que insistem em olhar para o mundo com os olhos vendados. Associar congo a candomblé como coisas iguais somente porque tem a mesma origem (os negros), é o mesmo que dizer que dois irmãos são a mesma pessoa somente porque são filhos dos mesmos pais. Mesmo assim, ainda ouvimos o preconceito à cultura negra falar mais alto pela boca de pessoas que repassam essas ideias, de geração em geração, sem nunca terem sequer pensado realmente a respeito da questão.

Dessa maneira, o preconceito aparece como uma porta fechada a qualquer tipo de diálogo, de raciocínio, de lógica realmente estruturada na razão. Aquele que simplesmente age preconceituosamente, age sem razão de ser, age por consequencia de automatismos que vêm de longas datas e que permanece perpetuado, tanto através dessas ações impensadas que atravessam os tempos, como pelas mãos de “pensadores” modernos, que continuam a propagar a “lógica” do preconceito revestido de pseudo-sabedorias.

O mundo cada vez mais demonstra seu crescimento, sua evolução, à medida em que atitudes como essas não mais permanecem ocultas e passam a ser facilmente detectadas. As mobilizações contra o preconceito se agitam pela Terra, independente do hemisfério ou da economia do país. As vozes que pregam a permanência de antigos valores escasseiam. E assim, nessa eterna luta entre o moderno e o antigo, o homem vai fazendo suas escolhas e evoluindo. Errando ou acertando. Mas, principalmente, entendendo que o ser humano é um ser eterno em busca de sua espiritualidade. 

Somente através do entendimento dessa única lógica universal, o homem será capaz de olhar para a humanidade com compreensão. Dessa compreensão emergirá a caridade, e somente através de sua prática, o amor poderá ser construído entre os homens. E, então, finalmente, se cumprirá a palavra do Cristo quando nos orientou: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”



Fonte: http://www.facebook.com/paz.espiritual.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário