Blog do CLE Missionários da Luz (o primeiro Clube do Livro Espírita de Olinda- PE), que tem como objetivo reunir os atuais associados, conquistar novos amigos e divulgar a Doutrina Espírita, praticando um dos belos conselhos do Espírito Emmanuel: "A maior caridade que praticamos, em relação à Doutrina Espírita, é a sua própria divulgação."Sejam todos bem vindos ao nosso Blog!Conheça,divulgue, compartilhe conosco este espaço que é de todos nós!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lamentações


Foto: "Se alguém te fala que é loucura o esforço que empreendes, silencia e insiste no dever."

 (Joanna de Ângelis)


Aglutinam-se na massa humana as pessoas desesperadas. 
Uma vaga de aflição paira ameaçadora no mundo, carregando os inquietos que perderam a direção de si mesmos, vitimados pelas circunstâncias dolorosas do momento. 

A insânia conduz expressivo número de criaturas que estertoram ao sabor do sofrimento, buscando fugir da realidade dos problemas, com a aparência voluptuosa de triunfadores nos patamares dos prazeres alucinantes. 

A desordem campeia, e ameaças desumanas transformam-se em torpe conduta nos países do mundo, destroçados por guerras impiedosas em nome de religiões fanatizadoras, de raças asselvajadas, de interesses mesquinhos... 

Os governantes da Terra perdem as rédeas da administração e negociam com organizações criminosas, estabelecendo colegiados políticos abomináveis. 

A corrupção adquire cidadania, e a imoralidade desfruta de status, perturbando os valores éticos e morais. 

Nuvens borrascosas avolumam-se nos céus já escurecidos da humanidade. Tudo anuncia a chegada dos dias apocalípticos, convocando à razão, à renovação dos códigos, à interiorização espiritual. 


*** 

Como conseqüência do período grave de transição, surgem o pessimismo, a desconfiança, as lamentações. De tal forma se vão arraigando no organismo individual e social, que os temas de conversação perdem os conteúdos ou se apresentam desconcertantes, caracterizados pelas sombras do desconforto, da mágoa, dos irrefreáveis desejos de vingança. 

A lamentação grassa e perturba as mentes, impedindo a ação corretora do bem, como se não adiantasse produzir com elevação, laborar com honradez. 

Lamentar não é atitude saudável. Pelo contrário, produz deterioração dos conteúdos bons que ainda remanescem em muitas vidas e movimentam-nas, sustentando os ideais de engrandecimento humano. 

A lamentação, qual ocorre com a queixa sistemática, é morbo portador de destruição, de desalento e morte. 

Antídoto aos males que infestam os dias atuais é ainda o amor, força única portadora de recursos salvadores. 

Este é um ciclo que se encerra, dando início a outro, que se irradiará plentificador. 

Os períodos de renovação fazem-se preceder por inumeráveis acontecimentos devastadores, nos mais diversos aspectos da natureza. O mesmo ocorre na área moral da humanidade. 

Assim, não te desalentes, nem duvides do triunfo do bem. Não fiques, porém, inativo, aguardando que forças atavias operem miraculosamente sem a tua contribuição. 

És importante no contato atual face ao que pense e como ajas. 

Produze, portanto, com esforço bem direcionado, oferecendo o teu contributo valioso, por menos expressivo te pareça. 

Não cedas o passo aos aventureiros da desordem. 

Permanece no teu lugar realizando o que podes, deves e te cabe fazer. 


*** 


Multa falta fazem Jesus e Sua doutrina no mundo. 

Fala-se sobre Ele, discute-se-Lhe a mensagem, mas não se vive o ensinamento que dela deflui. 

Sê tu quem confia e faz o melhor. 

Se cada cristão decidido resolvesse por viver Jesus, a paisagem atual se modificaria, e refloresceria a primavera no planeta em convulsão. 

Assim sendo, ama e contribui em favor do progresso, sem lamentação de qualquer natureza, em paz e confiança. 

Joanna de Ângelis.

Fonte: Divaldo Pereira Franco. Da obra: Momentos Enriquecedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário