Blog do CLE Missionários da Luz (o primeiro Clube do Livro Espírita de Olinda- PE), que tem como objetivo reunir os atuais associados, conquistar novos amigos e divulgar a Doutrina Espírita, praticando um dos belos conselhos do Espírito Emmanuel: "A maior caridade que praticamos, em relação à Doutrina Espírita, é a sua própria divulgação."Sejam todos bem vindos ao nosso Blog!Conheça,divulgue, compartilhe conosco este espaço que é de todos nós!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Dor Física e a Dor


Foto: Salmo 88, David mais uma vez clamou:

Senhor, Deus de minha salvação, de dia e de noite clamo diante de ti. Chegue à tua presença minha oração, presta ouvidos ao meu clamor! Pois minha alma está saturada de desgraças (...)
Mas, eu clamo por socorro; de manhã minha oração já está diante de ti. Senhor, por que rejeitar-me, esconder-me a tua face? Sou infeliz e enfermo desde criança.


A lição é-nos fornecida por Vinícius (pseudônimo de Pedro de Camargo), inegavelmente de grande beleza e significação, razão pela qual, entendemos, merece-nos atenção especial. É uma verdade inconteste. Diz-nos o seu Autor:

Será a dor um bem? Será um mal? Se é um bem, por que a consideramos como -- indesejável? -- Se é um mal, por que Deus fez dela o patrimônio comum da Humanidade? Será a dor punição ou castigo? Então, como se explica atinja ela os bons e de sua influência não escapem os justos? De outra sorte, como se entende que a vida dos maus, senão sempre, muitas vezes transcorra menos árida e penosa que a dos que procuram viver segundo a justiça?

A dor será, então, um problema complexo, de solução difícil, inacessível às inteligências vulgares? não devemos buscar o seu "porquê"? Cumpre que a ela nos submetamos premidos pelas circunstâncias, como vítimas indefesas? Diante da dor, qual a atitude a assumir, de revolta ou de submissão incondicional e passiva? Descobre-se facilmente a incógnita da dor através da seguinte parábola de Jesus: "Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi buscar fruto nela, e não o encontrou. Então disse ao viticultor: Faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira, e não acho; corta-a; para que está ela ainda ocupando a terra inutilmente? Respondeu-lhe: Senhor, deixa-a por mais este ano, até que eu cave em roda e lhe deite adubo; e se der fruto no futuro, bem está; mas, senão, corta-la-á".

Eis aí como se faz luz sobre o caso. Aquilo que nos parecia tão complicado, torna-se perfeitamente claro. A dor é uma necessidade em orbes como este onde nos encontramos. Ela é, na vida do Espírito, o que o fertilizante é na vida da planta. Os homens, como as árvores, não devem ocupar neste mundo um lugar inutilmente. É da lei que as árvores e homens produzem frutos, cada um segundo suas espécies e natureza. Quando a árvore se torna estéril, o agricultor recorre aos processos aconselhados ao caso: abre sulcos em volta do seu tronco e aduba a terra ao redor. Quando o Espírito estaciona na senda de evolução, mostrando-se negligente e relapso no dever que lhe assiste de produzir frutos de aperfeiçoamento moral e de desenvolvimento intelectual, vem o aguilhão da dor despertá-lo. É assim que os abúlicos, os comodistas impenitentes, os preguiçosos e os cínicos são chamados a postos e forçados a assumirem atitudes definidas e positivas nas lutas da vida.

A dor física, determinando sensações desagradáveis e penosas, põe cobro aos desmandos da intemperança e a todos os arrastamentos de animalidade a que os homens nos entregamos na satisfação insaciável dos sentidos, Em busca da saúde perdida, vemo-nos na necessidade de submeter-nos às leis de higiene, cujos preceitos são mandamentos divinos. Começa aí a obra de nossa espiritualização.

A dor moral geral sentimentos fazendo aflorar nos corações as mais belas virtudes ao lado das mais puras e santas emoções. É pelo sentimento que o gérmen de tudo que é bom e de tudo que é belo cresce e frutifica. O sentimento é o esplendor da centelha divina que anima e vivifica o Espírito, ou, para melhor dizer, é a essência do próprio Espírito. A dor moral é o sopro que desperta os sentimentos como a aragem ressuscita a brasa amortecida sob espessa camada de cinza.

O homem assemelha-se à cana de açúcar. Através dos grandes sofrimentos é que ele nos revela as belezas ocultas e as suas qualidades mais nobres e excelentes, tal como a cana que só esmagada e triturada entre os impiedosos cilindros da moeda é que nos fornece o seu delicioso suco repassado de incomparável doçura. Daí porque sofrem todos neste mundo: os injustos para que se regenerem, e os justos e os santos para que melhor se justifiquem e se santifiquem.

A dor é uma necessidade em orbes como este onde nos encontramos.

Fonte: Jornal Mundo Espírita de Fevereiro de 1998  Milton Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário